sábado, junho 27

Psicologia como profissão!

Acabo de sair do Conselho de Psicologia de Minas Gerais - Regional Sul de Minas. É minha primeira reunião com eles desde que interrompi minha estada em E. S. do Dourado. em novembro de 2006, para ir ao sul. A impressão foi boa, confortável - Rodrigo e Anselmo, vindos de BH, por exemplo, se apresentaram preparados, consistentes e, o que foi mais animador, dado ao espinhoso do tema, convictos e apaixonados. Além de tudo me senti acolhido, o que não é pouca coisa, no meio de sessenta pessoas, fora organizadores.
Em dado momento Anselmo nos provoca, para encerrar: Qual a tecnologia de trabalho do psicólogo? Fiquei pensando que muitas profissões tem suas tecnologias de trabalho muito bem delineadas e a sociedade sabe até decor algumas delas. Mas qual a tecnologia do psicólogo? Seriam os testes psicológicos, psicotécnicos...?
No meio de meu pensamento, ele refaz a pergunta. Fiquei lá tentando rever as tecnologias de algumas outras profissões e ele interrompeu meu pensamento com a resposta mais razoável que eu poderia querer ouvir: "Sua tecnologia é a do laço social!" Bingo! Exato! Resta-me analisar se no meu dia a dia de psicólogo realizo laços sociais onde não os encontro e os fortaleço onde já são realidade - e isso implica algo além do treino, comportamento... Volto a isso, oportunamente. Agora preciso voltar para a serra. Amanhã estamos convidados a assitir o jogo do Brasil contra os EUA na casa de Zé Maria e Amanda! Levarei uma Lua Nova e Vania um pudim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FREUD - GRUPO DE ESTUDOS

  1 – Dos livros: vamos ler a publicação das “Obras Completas de Freud", da Companhia das Letras, tradução do alemão, que por sua vez, ...