segunda-feira, junho 15

Teísmo, Deísmo, Panteísmo e Ateísmo!


O teísmo é uma doutrina comum ao monoteísmo (catolicismo, judaísmo e islamismo), que se opõe ao deísmo e ao ateísmo, apegada à idéia de fideísmo, o que significa afirmar a existência de um único deus de caráter pessoal e transcendente, soberano do universo e em intercâmbio com suas criaturas. Genericamente significa a crença em um único deus (daí o “d” maiúsculo), mas crença fora da razão (irracional?), centrada na fé, numa teologia natural, isto é, que este Deus teria realidade, mas que não poderia ter nenhuma determinação pelo conhecimento ou razão. É um aspecto fundamental do espiritualismo (ou personalismo) ou pessoalismo de um único deus – deus como uma pessoa, porém mais elevado que o homem. Haveria, ainda, uma relação de interioridade deste deus com suas criaturas, no sentido de que ele conheceria e se relacionaria com o criado por ele. O teísmo acredita na revelação e não na razão, num “Deus vivo” (Kant, Crítica do juízo, § 72). Atualmente o teísmo é o núcleo do espiritualismo tanto na reação dos espiritualistas contra o idealismo romantismo, cuja essência é panteísta (aquele que crê na necessidade da relação entre deus e o mundo, embora alguns panteístas não aceitem essa relação). Também o teísmo contemporâneo se formou a partir de uma recusa do hegelianismo clássico e o positivismo, bem como ao neo-idealismo romântico dos primeiros anos do século passado (Inglaterra, Itália e EUA). Deste último, o espiritualismo contemporâneo reteve muito de sua agenda de valores. Como o teísmo é a crença num deus pessoal, causa do mundo, ele acredita ter a chave para determinar por analogia a natureza de deus, isto é, dando-lhe qualidades super-antropomórficas – se o homem ama, deus ama de modo absoluto o mesmo amor dos homens, e assim por diante. Em resumo, é a crença em um deus pessoal, único, e causa primeira e transcendente do mundo.

O deísmo é a doutrina religiosa que aceita a existência de um deus como Ser supremo com atributos indeterminados e que se opõem ao Deus pessoal, historicamente revelado, dos teístas. No século XVIII eram enciclopedistas muitas vezes acusados de ateísmo (ateus disfarçados de teístas). O deísta usa a razão para falar de uma teologia transcendente, mas cuja natureza será sempre desconhecida. Sua compreensão de um deus nada tem de revelado e é um ato da razão – considera a razão como a única via capaz de assegurar da existência de deus, rejeitando para tal fim o ensinamento ou a prática de qualquer religião organizada ou o princípio de autoridade em matéria religiosa – que algum papa ou ser especial possa representar este deus. Para o deísta esta razão, particularmente apoiada na idéia de desígnio, sozinha – sem apelar para revelação, dogma, relação sobrenatural com a divindade, súplicas e orações – dá conta de conceber e dar corpo a divindade. Significa, entre muitos sentidos, que um deus-causa-primeira teria criado o universo, as leis inalteráveis que o governam, mas distinguindo-se e transcendendo totalmente de sua criação (não é pessoal). A razão deve interpretar as Escrituras, pois nela não há mistérios – o racional confirma a fé, onde a ordem e a determinação do mundo são estabelecidas no princípio de sua criação e a mais alta finalidade do homem é cumprir as leis naturais criadas por este deus. O deísmo é sempre uma concepção filosófica (não revelada) de um deus, centrando-se apenas na existência de um deus, a imortalidade da alma e a regra do dever. Em geral este não crê em um deus que possa intervir nos assuntos humanos, por isso os teístas os consideram, muitas vezes, ateístas. Fazendo parte do Iluminismo francês, italiano e alemão, o deísmo não aceita nada de irracional (racional aqui, o de Locke), e reduzem o conceito de deus às características que lhe podem ser atribuídas pela razão, o que fez com que os teístas acusassem o deísmo de ser um ateísmo. Veja que Diderot asseverou que um deísta é alguém que ainda não viveu o tempo suficiente para se tornar ateu.
Ateísmo é a atitude que consiste em negar a existência de uma divindade, seja qual for a forma, incluindo a forma de deus (com “d” maiúsculo), panteísmo ou entidade sobrenatural. Embora não seja sistematizado, nem tenha um discurso fundador como manda o figurino das doutrinas, podemos dizer que é a filosofia dos que não sentem a necessidade de uma via da causalidade divina (uma personalidade que cuida de dar sentido ao mundo ou de uma razão de além-mundo para a existência humana). Também não aceitam explicações regressivas ahistóricas para a vida humana ou uma finalidade da humanidade. Já Pascal, ele mesmo um espiritualista, cobra dos ateus que eles devem “dizer coisas perfeitamente claras” (em seu Pensamento). Pois é disso que se ocupam os ateístas – dizer de modo não obscuro a gênese de sua vida. Vivendo na certeza de que não há divindade, o ateísta não espera qualquer atuação do sobrenatural sobre sua vida, mas não no sentido deísta – onde um deus não tem qualquer eficácia sobre as ações humanas, mas definitivamente existe. O sobrenatural, para o ateísta, inexiste. Marx: “O ateísmo é uma negação de Deus e por esta negação ele coloca a existência do homem.” (Manuscritos de 1844, p. 99, Editions Sociales). Platão, em seu livro X das Leis, considerou que é ateísmo: a negação da divindade (materialismo) onde a natureza precede a alma (a opinião, o intelecto, a arte e a lei), entendendo-a como a única forma de materialismo filosófico, sendo que o ceticismo, o pessimismo e o panteísmo seriam as filosofias materialistas mais sistematizadas; crença que a divindade existe, mas que não cuida da vida humana ou do mundo, pouco difundida; crença que a divindade pode ser seduzida por oferendas e doações ou sacrifícios, considerando-a a pior forma de ateísmo, pois colocam seu deus no mesmo nível dos cães, que amansados com presentes, permitem que os ladrões levem as ovelhas do campo. É uma crença bastante difundida entre cristãos católicos e seitas que tem como base as entidades sobrenaturais. São as oferendas de palavras, incensos, imagens, presentes de fé, promessas etc.
Na terça que vem continuo...

9 comentários:

  1. gostei do que acabo de ler:)
    muito obrigada por esta explicação clara e isenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *

      Cínica incoerência
      de um "deista" panteista
      que a si mesmo adora?

      - FLASh

      https://levileonel.blogspot.com/2009/06/teismo-deismo-panteismo-e-ateismo.html?m=1

      .

      Excluir
    2. *

      Cínica incoerência
      de um "deista" panteista
      que a si mesmo adora?

      - FLASh

      https://levileonel.blogspot.com/2009/06/teismo-deismo-panteismo-e-ateismo.html?m=1

      .

      Excluir
  2. Olá, boa noite:

    Sou de opinião, que se para os "ateus" não existe "deus ou deuses" de qualquer espécie mesmo numa perspectiva e proposta naturalista (deus e a natureza cósmica e universal são a mesma realidade material e espiritual) então considero que os "ateus" são intelectualmente inconsequentes... !!!

    Um abraço - artur

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não por que dize inconsequente e dizer que ateus são irresponsáveis, pare de espalha o mitos dos ateus, pessoas falam que ateu e uma coisa que não é. Ser Ateu e mais responsável que teístas, alias e que dizer que na cruzada os religiosos foram intelectualmente responsáveis? Na guerra religiosa da irlanda fora mais respeitosos? No oriente medio ate hoje os radicais muçulmanos que se matam em nome de sua crença e seu deus são mais racionais do que quem e cético de suas crenças?
      Alias você também tem um pouco de ateísmo em você, você não acredita em Odin, Osiris e Zeus, então você e ateu, é intelectualmente inconsequentes... !!! por que não acredita em mitologias pagãs.

      Você confunde ateísmo e moralidade, talvez por que os cristão dependem de deus para se manterem civilizados, mais nos ateus não precisamos de ser policiado por um vigia 24 horas como se fosse delinquente, por que temos moral, ética, racionalidade, e aquilo que vocês fazem por obrigação, por medo de ir para o inferno. Nos fazemos por que somos intelectualmente mais racional e não inconsequente, alias esse inconsequente tem ave com a discriminação com a liberdade. Voces vê a liberdade como um pretexto para faze o mau, então e melhor viver sobre pressão, sobre frases como;"Você vai para o inferno se não faze isso, se faze isso", você acha melhor reprimi seus desejos e culpa o mundo ao invés de suas crenças pelos seus problemas? Cade a ideia de provação religiosa? Se alguém chega para você e manda você mata seus filhos em nome de deus(se tive ou terás), você mataria por que e apenas uma provação divina(lembre-se da passagem bíblica, Deus pôs Abraão à prova; Gênesis 22:1, certamente para você o que abraão iria faze não era intelectualmente inconsequente).

      Excluir
    2. Ateu;
      "Ateísmo, num sentido amplo, é a ausência de crença na existência de divindades."
      E temos razão, a bíblia ta cheio de erros e falhas, as próprias religiões estão cheio de conflito entre si, mais todos reivindicam esta com deus, um deus que fala coisas diferente para cada um, um deus que permite adulteração, aproveitadores, charlatões, comercio da fé, venda de pedaço no céu. Mais não só isso como a existência de deus pessoal, uma versão de deus para cada pessoa, a pessoa imagina deus como ela quer, ao seu gosto. As milhares de mitologias anterior ao cristianismo e judaísmo que realmente serviram para serem plagiadas, vocês possui livros bíblicos como Salmos escrito por um satanista e um livro Judas que tem referencias a livros apócrifos, e acha que eu sou mais intelectualmente inconsequente do que quem lê a bíblia sem o critica ou meno passa no http://www.bibliadocetico.net/ para revê seus conceitos.

      Mais realmente você erra mais no significado da palavra, e ate um erro comum pois você apenas repete o que ouviu e se seus mentores erraram, você também já esta errado.

      Sabe Carl Saga(Voce deve nem conhecer esse cara), um astrofísico, criou um dragão. Tem um dragão invisível em seu quarto(era garagem, mais acho melhor o quarto, um local mais comun). Ele continua em seu quarto, e invisível, intocável, imaterial, flutuante, esta alem da logica humana, e nenhuma maquina humana pode detectá-lo, nem o olho enxergar. Me prove que esse Dragão não exite?
      Se voce não acredita nesse Dragão voce e intelectualmente inconsequentes... !!! inconsequente por que escolheu fica do lado de Darth Vader invisível também(o nome e de Star Wars mesmo, e continua no espaço, bem longe, fora dos radares humanos, fora do alcance de qualquer maquina, câmera ou satélite, mais no luga de Anaquin Sky Walker esta um Alien da 4 dimensão de outro plano dimensional, se você não sabe nada de física, mecânica quântica, nem saberá o que eu to falando, o importante e que ele é da metafisica, fora da logica humana) o inimigo mortal desse dragão, e se você não acredita no dragão você não vai recebe presentes depois da morte, e ir para a ilha dos doces encantado(ironizando o paraíso) e ter um final "Feliz para sempre". Mais o que importa e que você tem que prova a inexistência desse Dragão invisível e que Darth Vader do outro plano não esta no espaço fora dos radares humanos não existem.

      Ou você acha que fui eu intelectualmente inconsequentes... !!! por não acredita em homem invisível que fala coisas diferente para cada pessoa e que cada um possui um deus pessoal, sem conta que a psique humana também e capas de simula o efeitos ditos paranormais. Por que esta tudo dentro da nossa cabeça. Não e brincando que digo que deus e imaginário ou que deus e uma ilusão, as vezes as ilusões são bem realistas. Alias acho que você nunca teve uma ilusão seria com o seu deus, você ainda defende algo que nunca viu, e a fonte e um livro estragado cheio de erros ou outras pessoas que sobem no púlpito para fala de um homem que ele também nunca viu, então ate quem te falou desse homem, também nunca viu esse homem. Alias a melhor benção dos neopentecostais e um pasto eloquente despejando PNL e hipnose sobre o publico e chamado isso de poder de deus. E incrível ainda as pessoas não questiona o uso de psicologia na religião(Você que trata o cérebro ou o espirito? E qual dos dois e mais real).

      Excluir
    3. Talvez seja "intelectualmente inconsequentes... !!!" quem descubra os pastores charlatões e a fraude da religião, talvez seja melhor esconde isso tudo, para você e mais correto mata em nome de deus, do que denuncia um crime de estrupo por um padre, por que o padre tem proteção divina e quem denuncia, bom a verdade, a razão, a racionalidade, e a logica e inimiga da fé, da ignorância e do pensamento dogmático e supersticioso. A fé e irracional, no momento que diz; "Não a explicação, esta fora da logica humana", a pessoa já tava dando desculpa para dize;"não existe, mais vou continua no erro, e quem acha que eu to errado e intelectualmente inconsequentes por não acredita em homens invisíveis, fadas, milagres catastróficos que só poderia ser tirado de uma ficção mesmo(Cade as pessoas andando sobre as águas? Cade os mortos ressuscitando? Cade o mar se abrindo, tente abri agora o atlântico? Cade a tecnologia divina, deus não da sabedoria, por que não falou de química, física, eletrônica, atomística, genética, biologia, mais falou só de superstições, só afirmou o que era mentira?)"

      Fé é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação(Veja o significado de verdade depois e veja a contradição, você não pode afirma algo sem prova, mais o que e mais comum e muita gente afirma com absoluta certeza algo que não pode prova e nem vem com ônus da prova), pela absoluta confiança que depositamos nesta ideia ou fonte de transmissão. Ja morreram ou mataram muita gente em nome da fé, também a fé da exerção moral em alguns casos ao dize que deus e a moral ou esta acima dela(pode mata, roubar e destruir, como diz;"Deus coloca a vida e ele pode tira", mais quem pode me afirma que ele colocou a vida, se a unica prova e sexo para ter filho o resto e balela, também esse "ele pode tira" e no sentido de que a pessoa que usa o nome de deus pode mata indiscriminadamente e sem ser jugado e a autoridade divina sobre uma pessoa), se afirma pode faze coisas que vão contra os direitos humanos, os direitos individuais e usa o nome de deus para atos que só fanáticos religiosos fazem.
      Então considero que os "teístas" são intelectualmente inconsequentes... !!!

      Excluir
  3. *

    Cínica incoerência
    de um "deista" panteista
    que a si mesmo adora?

    - FLASh

    https://levileonel.blogspot.com/2009/06/teismo-deismo-panteismo-e-ateismo.html?m=1

    *

    Fernando Lopes de Almeida Soares
    (FLASh) IFP/RJ 2477412
    Rua Joanésia, 316 ap 301 Serra
    30240-030 Belo Horizonte, MG
    poetafernandosoares@gmail.com
    facebook.com/FernandoLASoares
    cronipoesias.wordpress.com
    twitter.com/farnando_a?s=08
    WhatsApp etc 319 9882 5505 Oi?

    .

    ResponderExcluir

FREUD - GRUPO DE ESTUDOS

  1 – Dos livros: vamos ler a publicação das “Obras Completas de Freud", da Companhia das Letras, tradução do alemão, que por sua vez, ...