Olá!
Convido você para um seminário que ministrarei em São Paulo. Trata-se de contornar as fronteiras móveis entre violência, agressividade e criatividade.
"A GÊNESE DA VIOLÊNCIA"
Visitando os escritos de Winnicott (psicanálise) tecerei os fios discursivos do que ele considera a base para a criatividade. No cotidiano acabamos por eliminar a criatividade - artística ou tecnológica - na tentativa de coibir a agressividade inerente a elas. No afã de purificar, higienizar e decantar as relações sociais, os dispositivos incumbidos desta higiene - entre eles a religião e a escola, passando pela família - acabam por desenraizar a criatividade, a espontaneidade e o acontecimento. Trata-se de jogar pela janela o bebê com a água do banho. Com a agravante que o bebê retorna pela porta dos fundos para viver na forma do antissocial ou do desafetamento. No primeiro vemos um grito de socorro buscando eco; no segundo, a desistência do grito. Entre um e outro uma multidão de desterrados, exilados e sobreviventes...
Que fazer para dialogarmos com a agressividade sem que ela nos engula a todos na desilusão deprimida ou na violência cínica? Vejamos o que poderia nos dizer Winnicott, psicanalista britânico, que viveu durante o século XX, cuja obra começa a fazer efeitos nestas questões.
Para dialogar com sua obra trarei algum extrato de "Homo sacer - o poder soberano e a vida nua", do filósofo Agamben. Vejamos no que dará!
Local: Vila Mariana - Rua Fabrício Vampré, 148 - Metrô Ana Rosa.
Dia: 27 de julho de 2010
Hora: 20:00 às 21:45
Valor: R$ 30,00
Nenhum comentário:
Postar um comentário